Treinamento - Eletrônica de Empilhadeira

Justificativa do curso

As empilhadeiras tem recebido tecnologias cada vez mais modernas e sofisticadas, utilizam software para gerenciamento e monitoramento e componentes eletroeletrônicos com o objetivo de garantir uma operação segura e dentro dos padrões da legislação e ambientais, ótima performance e diminuição de consumo de combustível. Estudar e compreender o funcionamento de todos estes componentes eletroeletrônicos de uma empilhadeira e como eles estão relacionados, é fundamental para o desenvolvimento técnico do participante afim de mudar a forma de diagnosticar e solucionar problemas, e posteriormente alinhar conhecimentos adquiridos com este curso com outros cursos de veículos pesados, máquinas e equipamentos mais avançados.

Objetivo

Capacitar os participantes em eletrônica de empilhadeiras mostrando os fundamentos da eletrônica plicada nos circuitos elétricos, componentes eletroeletrônicos, literaturas, esquemas elétricos de empilhadeiras, e uso de diferentes tipos de ferramentas de diagnósticos.

Pré-requisitos do participante

Preferencialmente profissionais que já tenham experiência profissional no segmento de máquinas e equipamentos, setor de compras, vendas, oficina, campo, vivência na área de peças, medições, montagem e desmontagem ou testes e ajustes.

Público alvo

Técnico de Manutenção, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Eletromecânica, Controlador, Inspetor de Máquinas e Equipamentos, Assistente Técnico, Administrativo de Serviço, Consultor de Vendas de Peças e Serviços, Consultor de Venda de Máquinas, Analista Técnico, Líder de Manutenção, Supervisor, Engenheiro de Equipamento, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Mecatrônico.

Metodologia

O conteúdo do curso será apresentado de forma expositiva através de aula teórica em sala de aula com a demonstração e montagem de circuitos elétricos básicos além de testes utilizando o multímetro, teste de componentes e diagnósticos de problemas eletrônicos em empilhadeiras

Saiba mais sobre quem ministra o treinamento

  • Instrutor, Mestrando em Mecatrônica, pela Universidade Federal da Bahia, Pós- Graduando em MBA – Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas, Engenheiro Mecatrônico, pela Devry Brasil, Técnico em Mecatrônica pelo Senai/Cimatec, Especialização em Máquinas, Equipamentos e Ferramentas pela MSAC – Miami Skills Aquisition Center;

  • Instrutor com Carreira dedicada a operações no segmento fora de estrada, ministrando treinamentos técnicos, em seguida atuou em revendedor da multinacional americana, dentro do setor de suporte ao produto, como Multiplicador da fábrica, na região do Estado da Bahia e em Sergipe, trabalhou na GDK S/A Engenharia e Construção, como gestor de processos, líder de pessoas,elaboração de projetos de engenharia e treinamentos;

  • Instrutor no mercado há mais de 12 anos desenvolvendo pessoas para o segmento, o especialista possui certificações exclusivas em sistemas hidráulicos de máquinas e equipamentos, sistemas eletrônicos e mecatrônicos e atua como Consultor elaborando projetos de pequeno, médio e grande porte para seus clientes;

  • Foco do treinamento em: gestão, segurança, meio ambiente, manutenção e operações, desenvolvimento de habilidades, redução de leadtime, redução de acidentes e aumento de performance da máquina e produtividade dos técnicos e operadores.

Conteúdo programático

Princípios Básicos de Eletrônica.

· Introdução a Eletrônica de empilhadeiras.

· Sinais Eletrônicos Básicos:

o Sinal DC;

o Sinal Analógico Proporcional;

o Onda Senoidal;

o Sinal Tipo Pulso.

Componentes Eletrônicos:

· Resistor;

· Diodo;

· Transistor;

· Capacitor;

· Bobina;

· Transformador.

Componentes Eletrônicos Básicos.

· Componentes Passivos:

o Resistor;

o Capacitor;

o Transformador.

· Componentes Ativos:

o Diodo;

o LED;

o Transistor.

Circuitos Eletrônicos:

· Amplificadores;

· Conversores;

· Osciladores;

· Fontes de Alimentação.

Dispositivos de Entrada:

· Introdução aos Dispositivos de Entrada.

o Switch:

 Switch de Pressão;

 Switch de Fluxo.

o Sender:

 Sender de Nível;

 Sender de Temperatura.

o Sensor.

 Tipos de Sensores:

 Sensores Digitais;

 Sensores tipo frequência;

 Sensores tipo PWM;

 Sensores Analógicos.

Componentes de Saída:

· Lâmpadas de Ação;

· Indicadores de Alerta;

· Display Principal;

· Painéis e Monitores de empilhadeiras.

Módulo de Controle Eletrônico:

· Introdução aos ECMs.

· Evolução dos Módulos:

o 8 bits;

o 16 bits;

o 32 bits.

· Introdução aos ECMs:

o Identificando um ECM;

o Processador;

o Memória de Entrada;

o Memória de Saída.

· Esquema Elétrico.

· Serviço em sistemas eletrônicos de empilhadeiras.

Bibliografia básica

Apostila específica MSO Equipamentos®.

Download do plano do curso

Documentação necessária para inscrição

 No ato da inscrição o participante deverá ser maior de 18 anos, e apresentar uma cópia do comprovante de conclusão do ensino médio completo, RG, CPF e comprovante de residência. É obrigatório a apresentação dos documentos originais para autenticação das cópias pelo nosso setor de atendimento.

A MSO Equipamentos® reserva-se o direito de cancelar a turma caso não haja número mínimo de inscritos. A confirmação de inscrição está sujeita à análise de documentos e crédito, no ato da sua efetivação. O participante deverá ainda aceitar o Termo de Uso e Condições da MSO Equipamentos®.


Tire suas Dúvidas

Nome: (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Mensagem


Redes Sociais

Anunciantes Parceiros

Nenhum anúncio cadastrado.

Canal no Youtube



Próximos Treinamentos



Últimas Notícias




Nome do Treinamento: Eletrônica de Empilhadeira


Sexo:















Razão Social:
Forma de Pagamento: