Treinamento - Eletricidade de Empilhadeiras

180_ELETRI_EMPILHADEIRA

Justificativa do curso

Os sistemas elétricos estão presentes também em empilhadeiras. Apesar de estes diferirem em relação ao modelo e aplicação uma das outras em todo o mundo, os componentes que compõem os circuitos de carga e partida são similares. Este sistema móvel de geração, carga e distribuição de energia elétrica que embarca as empilhadeiras, foi totalmente desenvolvido para atender a realidade tecnológica deste segmento. A empilhadeira não consegue dar a partida sem a energia elétrica, seus componentes elétricos e acessórios não funcionam sem a energia elétrica. Estudar o funcionamento deste sistema aplicado em empilhadeiras é fundamental para avançar nos estudos de máquinas e equipamentos, através deste treinamento o participante poderá identificar os tipos básicos de fiação, tipos de terminais, diagramas elétricos, principais componentes, sua relação e princípio de teste e ajuste. Eletricidade de Empilhadeiras

Objetivo

Desenvolver competência dos participantes na área de eletricidade de empilhadeiras, através da fundamentação técnica em conceitos de eletricidade, destacando os componentes principais, características de circuitos e acessórios, funcionamento, bem como princípio de testes e ajustes.

Pré-requisitos do participante

Preferencialmente profissionais que já tenham experiência profissional no segmento de máquinas e equipamentos, setor de compras, vendas, oficina, campo, vivência na área de peças, medições, montagem e desmontagem ou testes e ajustes.

Público alvo

Técnico de Manutenção, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Eletromecânica, Controlador, Inspetor de Máquinas e Equipamentos, Assistente Técnico, Administrativo de Serviço, Consultor de Vendas de Peças e Serviços, Consultor de Venda de Máquinas, Analista Técnico, Líder de Manutenção, Supervisor, Engenheiro de Equipamento, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Mecatrônico.

Metodologia

Aulas Expositivas em sala de aula com vídeos e slides;
Aulas Práticas.

Saiba mais sobre quem ministra o treinamento

Instrutor, Mestrando em Mecatrônica, pela Universidade Federal da Bahia, Pós- Graduando em MBA – Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas, Engenheiro Mecatrônico, pela Devry Brasil, Técnico em Mecatrônica pelo Senai/Cimatec, Especialização em Máquinas, Equipamentos e Ferramentas pela MSAC – Miami Skills Aquisition Center;

Instrutor com Carreira dedicada a operações no segmento fora de estrada, ministrando treinamentos técnicos, em seguida atuou em revendedor da multinacional americana, dentro do setor de suporte ao produto, como Multiplicador da fábrica, na região do Estado da Bahia e em Sergipe, trabalhou na GDK S/A Engenharia e Construção, como gestor de processos, líder de pessoas,elaboração de projetos de engenharia e treinamentos;

Instrutor no mercado há mais de 12 anos desenvolvendo pessoas para o segmento, o especialista possui certificações exclusivas dentro do segmento empilhadeiras, sistemas elétricos, motores a combustão, sistema de freios, transmissões powershift, pneus, sistemas hidráulicos sensível a carga, condicionadores de ar, sistemas eletrônicos e mecatrônicos e atua como Consultor elaborando projetos de pequeno, médio e grande porte para seus clientes;

Foco do treinamento em: gestão, segurança, meio ambiente, manutenção e operações, desenvolvimento de habilidades, redução de leadtime, redução de acidentes e aumento de performance da máquina e produtividade dos técnicos e operadores.

Conteúdo programático

Fundamentos de Eletricidade.
História da eletricidade.
Lei de Ohm.
Circuitos elétricos de empilhadeiras:
· Circuito Serie;
· Circuito Paralelo;
· Apresentação do Circuito Misto.
Conceito de Potência Elétrica.
Circuitos com relés de empilhaderas.
Multímetro:
· Introdução ao Multímetro;
· Botões, pontas de prova e bornes do Multímetro;
· Escalas de tensão (V), corrente (A), resistência (Ω) do Multímetro;
· Escalas de Frequência e Temperatura;
· Cuidados Com o Multímetro;
· Exemplos de medições elétricas em empilhadeiras.

Sistema de Carga e Partida.
O Alternador:
o Conceito;
o Componentes, funcionamento e testes:
 Rotor, Estator, Bobina de Campo, Mancais, Regulador de Tensão,
Porta Escovas, Ventilador, Carcaça e Polia.

O Motor de Partida:
o Conceito;
o Componentes, funcionamento e testes;
 Induzido, Porta Escovas, Chave Magnética, Estator e Pinhão.
Sistema de Iluminação.

O sistema de Iluminação:
o Conceito;
o Componentes, funcionamento e testes;
 Lâmpadas, fiação elétrica, conectores, disjuntores, caixa de
fusíveis, interruptores, relés, buzina, motores elétricos.

Bibliografia básica

· Apostila específica MSO Equipamentos®.

Documentação necessária para inscrição

No ato da inscrição o participante deverá ser maior de 18 anos, e apresentar uma cópia do comprovante de conclusão do ensino médio completo, RG, CPF e comprovante de residência. É obrigatório a apresentação dos documentos originais para autenticação das cópias pelo nosso setor de atendimento.

A MSO Equipamentos® reserva-se o direito de cancelar a turma caso não haja número mínimo de inscritos. A confirmação de inscrição está sujeita à análise de documentos e crédito, no ato da sua efetivação. O participante deverá ainda aceitar o Termo de Uso e Condições da MSO Equipamentos®.


Tire suas Dúvidas

Nome: (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Mensagem


Redes Sociais

Anunciantes Parceiros

Nenhum anúncio cadastrado.

Canal no Youtube



Próximos Treinamentos



Últimas Notícias




Nome do Treinamento: Eletricidade de Empilhadeiras


Sexo:















Razão Social:
Forma de Pagamento: