Treinamento - Controle de Contaminação

182_CONTACONTROL_

Justificativa do curso

 A cada dia que passa os veículos, máquinas e equipamentos estão evoluindo afim de atender a necessidade real do trabalho que exigem melhor performance, redução na emissão de ruído, emissão de poluentes, economia de combustível e maior força e torque para superar os desafios a serem encontrados em cada aplicação. Para dar suporte esta nova realidade todos os sistemas que possuem fluidos passaram por mudanças, novos componentes e peças foram instalados com tolerâncias e folgas mecânicas cada vez menores o que fez com que estes veículos, máquinas e equipamentos não tolerâncias mais a contaminação como os antigos toleravam. As especificações estão mais apertadas , e não toleram  o nível de contaminação antiga. Assim precisamos nos preocupar agora em como estamos dando manutenção nestes ativos para evitar que a contaminação entre nos sistemas que possuem fluidos, tanto durante a operação, como também dentro da área de manutenção, quando o ativo estiver parado para realizar uma manutenção preventiva por exemplo. Existem muitas fontes de contaminação por partículas sólidas, incluindo novas adições de óleo, contaminação interna, partículas transportadas pela máquina e o ar ambiente que entra quando a máquina respira.

 Objetivo

 Aperfeiçoar o conhecimento dos participantes em controle de contaminação mostrando os fundamentos necessários para organização e limpeza de áreas de operação e manutenção seguindo as boas práticas globais  em segurança, meio ambiente, operação e manutenção.

 Pré-requisitos do participante

 Necessário possuir ensino médio. Não é necessário possuir conhecimentos técnicos na área.

 Público alvo

 Estudantes, profissionais do segmento de eletricidade, eletrônica, mecânica, mecatrônica, instrumentação e elétrica.

 Metodologia

O conteúdo do curso será apresentado de forma expositiva através de aula teórica em sala de aula e visita as instalações do cliente para identificação de oportunidades de melhoria.

Saiba mais sobre quem ministra o treinamento

 • Instrutor, Mestrando em Mecatrônica, pela Universidade Federal da Bahia, Pós- Graduado em MBA – Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas, Engenheiro Mecatrônico, pela Devry Brasil, Técnico em Mecatrônica pelo Senai/Cimatec, Especialização em Máquinas, Equipamentos e Ferramentas pela MSAC – Miami Skills Aquisition Center;

 • Instrutor com Carreira dedicada a operações no segmento fora de estrada, ministrando treinamentos técnicos, em seguida atuou em revendedor da multinacional americana, dentro do setor de suporte ao produto, como Multiplicador da fábrica, na região do Estado da Bahia e em Sergipe, trabalhou na GDK S/A Engenharia e Construção, como gestor de processos, líder de pessoas,elaboração de projetos de engenharia e treinamentos;

 • Instrutor no mercado há mais de 12 anos desenvolvendo pessoas para o segmento, o especialista possui certificações exclusivas dentro do segmento de máquinas e equipamentos, foi responsável pela criação, implantação de programa institucional de qualidade, que visa redução de lead time e custo através da implementação de processos, organização e limpeza da aérea de trabalho para alcançar ótima performance de serviço. Coordenou processo de certificação da primeira empresa do Brasil a ser certificada pela Caterpillar no programa de Controle de Contaminação e atua como Consultor elaborando projetos de pequeno, médio e grande porte para seus clientes;

 • Foco do treinamento em: gestão, segurança, meio ambiente, manutenção e operações, desenvolvimento de habilidades, redução de leadtime, redução de acidentes e aumento de performance da máquina e produtividade dos técnicos e operadores.

Conteúdo programático

O que é a contaminação

Efeitos da contaminação

Nomenclatura ISO

Contaminação da Própria Maquina

Fontes de contaminação

Estratégias de limpeza

Como Prevenir a contaminação

Boa Arrumação

Treinamento

Armazenamento e transferência de fluidos

Troca de Óleo baseada em condições

Limpeza de lubrificantes

Contador de Partículas

Controle de Contaminação nas áreas da empresa

 

Bibliografia básica

  • Apostila específica MSO Equipamentos®.

 Download do plano do curso

 Documentação necessária para inscrição

 No ato da inscrição o participante deverá ser maior de 18 anos, e apresentar uma cópia do comprovante de conclusão do ensino médio completo, RG, CPF e comprovante de residência. É obrigatório a apresentação dos documentos originais para autenticação das cópias pelo nosso setor de atendimento.

 A MSO Equipamentos® reserva-se o direito de cancelar a turma caso não haja número mínimo de inscritos. A confirmação de inscrição está sujeita à análise de documentos e crédito, no ato da sua efetivação. O participante deverá ainda aceitar o Termo de Uso e Condições da MSO Equipamentos®.


Tire suas Dúvidas

Nome: (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Mensagem


Redes Sociais

Anunciantes Parceiros

Nenhum anúncio cadastrado.

Canal no Youtube



Próximos Treinamentos



Últimas Notícias




Nome do Treinamento: Controle de Contaminação


Sexo:















Razão Social:
Forma de Pagamento: