Artigos - Baterias de máquinas e equipamentos, recomendações para o usuário
23 de julho de 2014 - 07:45:52 -| por: Mateus Santos Oliveira
Imprimir

Em uma máquina ou equipamento as baterias desenvolvem um papel importante antes e durante a  operação. Este componente faz parte do sistema elétrico da máquina ou equipamento e tem a função de suprir com energia elétrica os circuitos elétricos e eletrônicos. Desta forma é importante que os operadores e técnicos que trabalham com máquinas e equipamentos estejam atentos as informações relevantes a cuidados com este componente do sistema elétrico 24V.

Se a máquina ou equipamento não for ser utilizada em um período maior do que uma semana deve-se desligar as baterias. Para desligar as baterias, desconecte o terminal negativo (cabo preto) ou desligue a chave geral (se possuir). 

Não tombe ou incline excessivamente a bateria durante a sua remoção, instalação ou movimentação. Jamais deve-se exceder um ângulo de inclinação de 45 graus já que neste caso poderá haver vazamento de acido (eletrólito) pelos respiros da tampa da bateria.

Lembre-se que a bateria produz gás hidrogênio, que é explosivo. Uma faísca pode ser gerada caso seja montado os cabos da bateria de forma incorreta, isto é suficiente para provocar uma explosão, causando acidentes pessoais e danos ao máquina ou equipamento.

A bateria possui acido sulfúrico que pode causar graves queimaduras. Se o acido atingir os olhos, a pele ou a roupa, lave-os abundantemente com aguá. Se o ácido tiver atingido os olhos, procure atenção imediata de um oftalmologista.

Antes de qualquer intervenção no sistema elétrico, uma inspeção detalhada na maquina deve ser feita antes de começar a realizar o serviço, verifique se existem vazamentos de combustível, lubrificantes ou eletrolitos, elimine estes vazamentos antes de continuar o serviço no sistema elétrico da máquina.

Conforme resolução Conama 257/99 de 30/06/99, todo o usuário final é obrigado a devolver a sua bateria usada a um ponto de venda. Não descarte no lixo. Os revendedores são obrigados a aceitar a devolução da bateria usada, bem como armazená-la em local adequado.

Fonte: MSO Equipamentos ®
Autor: Mateus Santos Oliveira

MSO Equipamentos®
CONSULTORIA E TREINAMENTOS TÉCNICOS
Somando conhecimento para multiplicar seus resultados.
www.msoequipamentos.com.br